Nossa empresa utiliza um sistema de robotização da função fiscal da empresa no intuito de otimizar o nosso processo de diagnóstico fiscal. Assim, os resultados das análises são mais rápidos, precisos e mais confiáveis, além de mais assertivos.
Esta ferramenta reduz a carga tributária e o risco na operação fiscal das empresas, com soluções sob medida para governança e compliance fiscal. Apresentando os seguintes escopos:
· Recuperação de XMLs: Recuperação de arquivos XML de entrada ou saída (com ou sem chaves de acesso) para recomposição de base.
· Revisão de Cadastro: Revisão de cadastro, com ou sem o NCM, com adequação de produtos à correta tributação de impostos.
· Auditoria de Obrigações Acessórias: Mapeamento completo das entregas de suas apurações e declarações, com viés quantitativo e qualitativo.
· Auditoria de Escriturações: Cruzamento de dados de entrega dos arquivos para identificar divergências de notas fiscais escrituradas.
· Reprocessamento Fiscal e Contábil: Apuração de obrigações que, por algum motivo, não foram entregues ou foram entregues em branco.
· Recuperação de Créditos Tributários: Apuração e captura de informações para identificar e quantificar oportunidades de créditos desconhecidos em tributos.
Entendemos que a área tributária tem exigido cada vez mais a elaboração de informações padronizadas, demandando um alto esforço na identificação, preenchimento e revisão das informações exigidas. Em um ambiente tributário que exige um número de obrigações acessórias muito maior do que o verificado em diversos países, temos, de um lado, o Fisco altamente informatizado, detentor de um volume gigantesco de dados bem organizados e cada vez mais preciso na fiscalização e, de outro, empresas que vêm enfrentando pressão para rever seus custos e elevar a eficiência em seus processos de gestão e produção.
Neste cenário, a automação de processos por meio de robôs de plataformas digitais (RPA – Robotic Process Automation) surge como uma alternativa de custo acessível e baixa complexidade para as empresas, capaz de proporcionar eficiências e redução dos custos com atividades padronizadas, repetitivas e baseadas em regras predefinidas, viabilizando a melhoria de seus processos, assertividade e velocidade de resposta.
As vantagens que podem ser obtidas com a automação de atividades da função fiscal vão desde a geração de valor adicional para a organização, através da realocação do esforço humano para trabalhos de análise avançada, de alto valor agregado, até a proteção de valor em nível bastante granular, como resultado, por exemplo, da redução substancial de falhas e erros no preenchimento de obrigações acessórias, que podem gerar desembolso com multas ou o consumo de recursos importantes com defesas administrativas.
A automação por meio de robôs de plataformas digitais pode ser seletiva, focando em áreas de atividade específicas da função fiscal e não necessariamente em todo o departamento. Por exemplo, em atividades que estejam sendo executadas com o suporte de recursos adicionais terceirizados (por exemplo, registros manuais de notas de entradas, geração de relatórios de compilação de dados em planilhas eletrônicas etc.), a substituição do esforço desses terceiros por um robô pode proporcionar retorno quase que instantâneo, justificando uma alocação de orçamento de forma prioritária.
Em síntese, um projeto de automação na área fiscal com uso de robôs de plataformas digitais pode ser mais simples do que se imagina, além de se demonstrar muito eficiente em termos de redução de custos e elevação na qualidade das informações geradas para cálculos ou obrigações acessórias. Sem dúvidas, automação de atividades com o uso de robôs é um projeto que deve obrigatoriamente constar no plano de ação de todos os executivos à frente da função fiscal.
Comments