Serviço de Gestão de Risco Empresarial
Risco empresarial são todos os efeitos internos e externos que causam incertezas e imprevisibilidade em qualquer processo de gestão de negócio. Quando essas incertezas se aliam a uma gestão inadequada, cresce a possibilidade de prejuízos, em muitos casos irreparáveis. Inclusive, gerando a insolvência da sociedade empresarial.
A gestão de riscos constitui, portanto, uma série de processos e atividades específicas com o objetivo de corrigir deficiências e evitar falhas que comprometam a organização — além de gerar valor para a companhia. Esse gerenciamento ainda envolve a identificação de oportunidades que enriqueçam o valor de mercado e a infraestrutura do negócio como um todo.
Nossos profissionais de gestão de riscos são responsáveis por identificar as incertezas nos processos, medir a probabilidade de danos e seus possíveis impactos. E operam, ainda, estabelecendo como as falhas serão tratadas e as formas para reduzir os efeitos delas. Essa equipe avalia qualquer inconformidade, externa ou interna, que possa ameaçar as metas e os objetivos traçados pela empresa.
Entre os múltiplos benefícios que a gestão de riscos proporciona para empresa, está a prevenção de perdas e ativos financeiros e a otimização geral dos processos e utilização adequada dos recursos operacionais.
A margem de lucro da empresa também é diretamente beneficiada por uma implementação competente de gestão de riscos.
Este serviço inclui as seguintes situações dentre outras:
• Análise de todos os instrumentos contratuais celebrados pela empresa, buscando minimizar os riscos de eventual inadimplência dos clientes, bem como resguardando eventuais recebíveis.
• Readequação, Revisão, Renegociações dos instrumentos contratuais celebrados pela empresa, considerando a Teoria da imprevisão e os impactos da pandemia do COVID -19.
• Administração do passivo empresarial (civil, tributário e trabalhista)
• Atualização a aplicação a Legislativa em decorrência da pandemia do COVID-19
• Adequação empresarial com base na nova Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n.º 13.709/2018).
• Análise e aplicação do instituto da Recuperação Judicial de Empresas criado pela Lei 11.101/2005 - cujo principal objetivo é solucionar a crise financeiro-econômica de empresas devedoras (inadimplentes), mantendo a unidade empresária efetivamente produtiva (e não apenas formalmente), conservando os agentes da atividade (empregados, fornecedores e credores).